Olá pessoal, como vão as coisas por aí?
Pra quem não me conhece meu nome é Bruno Bortoloto, mas você pode me chamar apenas de Bort :)
Sou doutor em História pela PUC-SP e trabalho como pesquisador do Museu do Café desde 2011. Por isso pesquisar, fuçar e descobrir histórias de pessoas e coisas pelos documentos é meu trabalho e também meu passatempo há bem mais de uma década.
Gosto tanto disso que tenho muita coisa acumulada que nunca usei pra nenhum artigo, texto, comunicação nem nada do tipo. Daí pensei: porque não escrever um blog que vai pro e-mail de pessoas que se interessam por essas mesmas histórias? Daí essa newsletter.
Minhas ocupações e preocupações geralmente tem a ver com a(s) história(s) de pessoas nas cidades. Estudo principalmente século 19, mas também posso ver alguma coisa do 20. Estudei durante muito tempo minha cidade natal, Santos, mas ultimamente tenho estudado bastante São Paulo e principalmente o Rio de Janeiro.
Em meu trabalho como pesquisador do museu lido bastante sobre consumo do café e transformação desse hábito, desde quando ele ainda não existia. Então espere por aqui muitas histórias sobre cafés e cafeterias que você nunca ouviu falar, assim como narrativas sobre os proprietários desses estabelecimentos desde quando eles começam a aparecer na documentação até quando desaparecem.
A vida do pesquisador é assim: infelizmente nem sempre sabemos quando um café ou botequim foi criado, quando foi fechado, quando o dono nasceu, quando casou ou morreu. Temos fragmentos de histórias, indícios ou rastros de atividades, e temos que lidar com isso.
Por isso, antes de mais nada esse espaço aqui vai ser um laboratório pra mostrar um pouco do que está por trás do trabalho da minha pesquisa. Vou mostrar pra vocês um pedacinho do quebra cabeça por vez.
Tenho a expectativa de postar por aqui semanalmente, mas às vezes pode ser quinzenalmente. Depende do volume de trabalho e se realmente encontrei coisas interessantes naquela semana para escrever. O tamanho também variará: pode ser curtinho como pode ser extenso. Mas tenho certeza que vai ser divertido e vai me ajudar nas escritas.
Espero que gostem!
Um abraço,
—Bruno Bort
Mas isso é papo pra outro texto…
Minhas redes sociais: twitter | bluesky | instagram |
Um pouco mais sobre mim
Sou Doutor em História pela PUC-SP e defendi minha tese em 2022. Também sou músico nas horas vagas e fiz um disco que é quase uma trilha-sonora pra Santos, minha cidade natal. Se quiser ler meus textos acadêmicos, reuno eles aqui.